Intervenções dos eleitos pelo BE, José Ventura e Gisela Martins, na
sessão ordinária da Assembleia Municipal no dia 29 de setembro.
1)Turismo
Alertámos que sendo o Turismo uma
das prioridades do atual executivo PS (expressa em campanha eleitoral
autárquica de 2013), o tema tem merecido um tratamento muito incipiente. Com exceção
dos espetáculos e eventos organizados e/ou apoiados pela autarquia, com
especial destaque: “Condeixa – O
Vislumbre de um Império”, “Feira Quinhentista” (eventos realizados
tradicionalmente noutros concelhos com pormenores de diferenciação muito positiva)
e o espetáculo "La Serva Padrona", pouco ou nada tem sido feito nesta matéria,
falhando em questões básicas e que não exigem grande esforço financeiro. Referimo-nos à falta de promoção do concelho em locais estratégicos como
postos de turismo (incluindo Coimbra), hotéis e restaurantes, cais rodoviários
e ferroviários, nos monumentos mais visitados (como por exemplo nas ruinas de Conímbriga
e na universidade de Coimbra), entre outros.
Advertimos que Coimbra é a porta
de entrada de muitos dos nossos hipotéticos turistas e que estes não têm acesso
a qualquer informação sobre o Concelho de Condeixa, pelo que é imperativo
desenvolver campanhas de promoção e divulgação do concelho. Exige-se uma maior
pro-atividade na publicitação do vastíssimo património histórico, paisagístico,
cultural, gastronómico e ambiental de Condeixa (não nos devemos cingir às
Ruinas de Conímbriga embora reconheçamos a sua relevância), uma política de
marketing consubstanciada na colocação de outdoors, distribuição massiva de
flyers, colocação de sinalética, criação de um roteiro turístico à medida das
nossas necessidades/interesses…
2) Trânsito, sinalética e segurança Rodoviária
Tendo presente que quase todas as
vias de Condeixa desembocam no IC2, e assumindo que este necessita de uma
requalificação profunda urgente (um assunto repetidamente debatido/referenciado
nesta assembleia municipal), voltamos a alertar o presente Executivo para a
necessidade de encontrar e ou negociar soluções para o afunilamento no troço da
Faia/Barreira, os cruzamentos e entroncamentos existentes e o atravessamento da
via por peões (Nota: Uma especial chamada de atenção para o Cruzamento
Condeixinha/Casal da Estrada).
É que estes atravancamentos no
IC2 implicam negativamente noutros itinerários. Atentemos na variante sul do
IC3 cuja construção serviu, entre outros, o propósito de desviar o trânsito do
centro de Condeixa fazendo a ligação direta ao IC2 (problemas supra citámos) e
que, neste momento, não está a ser convenientemente utilizado. Conhecidos os engarrafamentos,
os condutores desviam para dentro da Vila registando-se um aumento exponencial
de tráfego em horas de ponta e, consequentemente, emergem questões de segurança
e degradação das vias. Está em causa a qualidade de vida das pessoas…
Ainda no âmbito desta matéria,
uma chamada de atenção para o facto de que não existir no IC3, saída das Ruinas
de Conímbriga, qualquer indicação/referência a Condeixa.
3) Mobilidade e Transportes
O BE partilha as preocupações
inscritas na nota justificativa do regulamento de transportes coletivos urbanos
e nada tem a obstar ao mesmo. Partindo do pressuposto que o serviço prestado se
insere numa primeira fase de um plano integrado de transportes (que não sendo
do conhecimento público certamente existirá), valorizamos a nova rede de
transportes urbanos e assumimos que se trata de uma melhoria significativa em
termos de mobilidade dos munícipes. Contudo, chamamos a vossa atenção para a
necessidade de alargar este tipo de serviço a todo o concelho, atendendo a que
as freguesias periféricas são as que registam os mais graves problemas ao nível
da estratificação demográfica (altos níveis de desertificação e envelhecimento)
adensados pela falta de transportes e mobilidade.
Em face do exposto, o BE Condeixa,
sugere:
a) A revisão do protocolo
assinado entre o município e a Transdev, alargando o itinerário e readaptando
alguns horários que estão francamente desajustados;
b) Promoção de ações de
sensibilização nas escolas visando o uso do transporte público por alunos,
professores e funcionários;
c) Reavaliação das ligações do
transporte urbano ao interurbano pois registam-se algumas queixas nomeadamente
em períodos noturnos e horas de ponta;
d) Prolongamento da rota (até
Urb. Nova Conímbriga I e II) do autocarro proveniente de Coimbra e que chega a Condeixa pelas 21:00h.
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