sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Intervenção na Reunião Ordinária da Câmara Municipal (13-02-2014)

Reunião Secretário de Estado da Cultura: Tema Conímbriga


No âmbito da publicitada reunião com o secretário de estado da Cultura sobre o tema Conímbriga (iniciativa que congratulo) e tendo por base: a) a importância estratégica de Conímbriga para o desenvolvimento do Concelho (que penso todos reconhecem), b) as declarações do Sr. Presidente à imprensa, nomeadamente, que estaria disponível para colaborar na comparticipação nacional do cofinanciamento das escavações e para assumir uma gestão partilhada do museu monográfico de Conímbriga (https://scontent-a-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1/1800347_426116877521921_1056475671_n.png), gostaria de saber:

a) Tem alguma ideia de quais as implicações práticas dessa gestão partilhada? Quais os meios e os custos que isso envolveria?

b) Relativamente ao cofinanciamento, quais os montantes de que estaríamos a falar? Fazendo o cruzamento com as GOP’s plurianuais em que rubrica isso está reflectido? Sinceramente não consigo vislumbrar pelo que agradecia esclarecimento.

c) Tendo em conta que Conímbriga, com uma média de 90 mil visitantes anuais é já um marco no panorama museológico nacional, o que me parece prioritário é conhecer a estratégia, definir um plano para trazer esses visitantes ao centro de Condeixa e deixar de ver Conímbriga como uma ilha. O que está pensado a este nível? Já conhecemos/categorizámos os nossos públicos-alvo? De que forma podemos gerar expectativas nesse público, isto é, o que pretendemos ofertar?

Compreendo que estas declarações foram uma operação de charme e que faz parte do protocolo, mas Sr. Presidente não chegam as boas intenções…

Respostas do Sr. Presidente da Câmara:

Não existe nenhuma rubrica específica nas GOP’s para esse fim. No entanto, há folga para poder participar no cofinanciamento das escavações…

Falou da falta de atenção e apoio dos sucessivos governos nacionais a Conímbriga… 

Quanto às estratégias referiu que existem e, basicamente, circunscritas ao que estava inscrito no programa eleitoral:

a) Conclusão e promoção do museu PO.RO.S
b) Concepção de planos de turismo baseados na temática da romanização;
c) Mini-bus - transporte de turistas Conímbriga - Centro da Vila;
d) Pavimentação da estrada Condeixa-a-Velha/Ruínas de Conímbriga

Considerações BE:

Compreendemos a lógica publicitária, congratulamos todas as iniciativas e esforço empregue mas consideramos que mais do que pronunciar o nome de Conímbriga e vir falar para a comunicação social com títulos sonantes mas vazios de conteúdo (a candidatura a património mundial da UNESCO apesar de uma excelente ideia – apoiada por todos – tem que ser devidamente planeada, não passando de uma miragem nesta fase). Paralelamente com o trabalho inicial de planeamento desta candidatura, há que pensar e resolver questões tão gritantes como: falta de dinamismo na secção de turismo, problemas de acessibilidade e de orientação para quem visita a vila, a modernização nas zonas limítrofes do museu, as referências visuais a Conímbriga no centro da vila, etc… 

Manifestamos estranheza e reiteramos que não me parece possível que um dos objetivos estratégicos do programa eleitoral (eixo 3 - objectivo 2) não esteja directamente reflectido nas grandes opções do plano. 

Continuamos sem perceber como seria o modelo de gestão partilhada e os custos envolvidos, os montantes para a comparticipação nas escavações...


Nenhum comentário:

Postar um comentário