quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A ETAR em Bruscos e o seu bom funcionamento

O Sr. Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, numa publicação no seu facebook pessoal, deu conta da sua visita ao local da ETAR de Bruscos e do bom funcionamento da mesma.


Abaixo a imagem da publicação e o texto da mesma:





"Esta tarde visitei a ETAR de Bruscos, na freguesia de Vila Seca, onde pude constatar o bom funcionamento daquela estação, sem produção de cheiros nem resíduos. Estaremos, no entanto, atentos a novas soluções capazes de melhorar ainda mais a performance da ETAR."


Essa publicação é rematada pelo comentário da Sra. Lurdes Simões que também transcrevo:



"Eu quando sai daquela coisa, a que chamam partido, onde nunca deveria ter entrado,mas todos erramos, também lá fui. Todos os meses me enviavam mails e mais mails sobre o mau funcionamento da ET, de Bruscos, vi exatamente o que tu viste, mas como o Jorge Mateus tem um ódio figadal à CMC, e não tem mais por onde pegar, inventa maus cheiros, poluição dos terrenos... enfim.....! Não penses que se vão calar, insistem só para te chatear!!! Tens de ter paciência, aqauela gente não é como nós, eu sei do que falo, são capazes de tudo!! Beij Nuno Moita da Costa"


Felizmente à hora que faço esta publicação, o Sr. Carlos Alves, habitante de Bruscos afecto ao Partido Socialista, já tentou dar uma espécie de alerta ao Sr. Presidente:


"Atenção Sr. Presidente! estamos em época de chuvas e no verão não funciona assim!!!Também sei que a CMC este ano 2014 irá resolver esta situação,não é verdade?"


Para que o Sr. Nuno Moita da Costa e a Sra. Lurdes Simões ganhem alguma memória sobre a realidade da ETAR de Bruscos, porque não é com a Ribeira de Bruscos com elevado caudal de água que se vão sentir os cheiros nem ver os resíduos, isso acontece quando o caudal de água é reduzido ou nulo, que por sinal até é a maioria do ano, permito-me colocar de seguida os links das denúncias que foram feitas desde 2011 pelo BE Condeixa, BE Vila Seca e mais recentemente BE Vila Seca e Bem da Fé e as intervenções dos representantes do BE na AM de Condeixa (pasme-se se algumas não foram feitas pela Sra. Lurdes Simões).


São as seguintes:

19 de Julho de 2011 
Rede de Esgotos de Vila Seca e Bruscos

23 de Abril de 2012
Propostas para a Assembleia de Freguesia de 28 de Abril de 2012

29 de Maio de 2013
Cronologia das Nossas Intervenções Relativas à ETAR de Bruscos

15 de Setembro de 2013
BE Condeixa arranca a campanha com foco nos problemas ambientais!

8 de Outubro de 2013
A Ribeira de Bruscos

16 de Dezembro de 2013
Moções para a Assembleia de Freguesia de 21 de Dezembro de 2013 - BE União de Freguesias de Vila Seca e Bem da Fé

23 de Dezembro de 2013
Resultado da Votação da Moção relativa à ETAR de Bruscos e Vila Seca (votada favoravelmente por unanimidade, ou seja, representantes do PS incluídos)

8 de Janeiro de 2014
Intervenções dos representantes do BE na AM de Condeixa relativas à ETAR de Bruscos


Desde o início de funcionamento da ETAR de Bruscos, não foi feita qualquer intervenção para eliminar os maus cheiros e resíduos acumulados, salvo a deslocação de funcionários da CMC para fazerem a limpeza da Ribeira.

Apesar da coima de que foi alvo a CMC, a situação continua a arrastar-se.

É incrível como o Sr. Nuno Moita da Costa tenta aproveitar-se das condições meteorológicas e do caudal da Ribeira para tentar fazer passar a imagem de que tudo está bem?

É uma justificação para que a população não diga que ele nem se dignou a ir ao local? 

Então porque não o fez antes de chover? 

Será por os funcionários encarregues da limpeza apenas agora lhe indicarem que o local se encontra em condições para ficar bem na fotografia?

Tenho a lamentar que a população de Condeixa e, em especial de Bruscos, seja alvo de tão baixa demagogia por parte do Sr. Nuno Moita da Costa e frisar que o camarada Jorge Mateus não tem qualquer ódio à CMC, como tão mesquinho comentário da Sra. Lurdes Simões afirma.



Tiago Acúrcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário