sexta-feira, 18 de maio de 2012

Algumas Notícias do Diário As Beiras - Sexta Feira, 18 de Maio

Mega-agrupamentos só daqui a um ano, pede câmara

 O Conselho Municipal de Educação de Coimbra decidiu ontem aconselhar a Direção Regional de Educação do Centro (DREC) a avançar apenas para a constituição de mega-agrupamentos no ano letivo de 2013/14. A questão foi ontem debatida na reunião deste órgão e, segundo o presidente João Paulo Barbosa de Melo, “a proposta não era, nalgumas matérias, muito fundamentada”. Como tal, e devido à falta de dados, “não pudemos dar um parecer definitivo sobre esta matéria”.

Aliás, o autarca recordou que a proposta da DREC previa algumas exceções no próximo ano letivo, defendendo que o agrupamento de escolas deveria apenas acontecer em simultâneo em todas as escolas.  “Em projetos educativos, devem-se estudar bem as coisas. A pressa é má conselheira”, referiu.
Quanto ao encerramento de escolas do 1.º ciclo, o conselho municipal aprovou apenas o encerramento dos estabelecimentos de Torre de Bera e Rocha Nova. De fora da proposta ficam as escolas de Lordemão, São Paulo de Frades, Paço e Botão.
No caso de Lordemão, “o fecho não se justificava, pois a escola está no limiar mínimo de alunos”, disse Barbosa de Melo. Situação idêntica acontece com S. Paulo de Frades. Em relação a Botão e Paço, o conselho foi de encontro com o parecer da comunidade educativa e que aponta para que as escolas se mantenham abertas no próximo ano letivo. “E apenas no próximo ano letivo”, disse o autarca, que em sede de conselho municipal deixou a garantia de que o processo de revisão da carta educativa começa hoje e estará pronta “a tempo do próximo ano letivo”.
António Alves
antonio.alves@asbeiras.pt

Sede do Núcleo da Associação de Paramiloidose vai abrir em Buarcos

 “Vamos ter uma sede no coração de Buarcos, com vista para a praia”, afirmou o presidente da delegação da Figueira da Foz da Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP). Armando Jerónimo acrescentou que o novo espaço, situado junto ao Largo da Má-Língua, deverá abrir durante o próximo mês de junho. “É algo nosso, que depois pretendemos potenciar”, referiu ainda.
O presidente da delegação da APP, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião que teve com elementos do Núcleo da Figueira da Foz do Bloco de Esquerda (BE), onde participou também a assistente social Palmira Morais, explicou que o espaço foi cedido pela câmara municipal. 

Atualmente a delegação da APP funciona na Rua Vasco da Gama, em S. Julião, edifício que alberga o Centro de Atendimento a Jovens, entre outras valências. Relativamente à reunião, consistiu numa recolha de informação por parte do BE, sobre a situação dos doentes com paramiloidose, sobretudo o seu acesso ao medicamento Tafamidis, “fundamental para o tratamento da chamada doença dos pezinhos”.
Desbloquear a situação
“Sabemos que é uma doença com especial incidência em algumas zonas de Portugal entre as quais a Figueira da Foz. E que o Tafamidis, medicamento disponibilizado há algum tempo, alivia o sofrimento dos doentes”, referiu Rui Curado da Silva do BE, no final do encontro.
Desta forma, “viemos perceber como está a disponibilização do medicamento e até que ponto poderíamos desbloquear a situação através dos nossos representantes na Assembleia da República”, explicou Rui Curado da Silva. Armando Jerónimo, por sua vez, admitiu: “a espera é muito desejada pelo doente”. 
Cláudia Trindade
claudia.trindade@asbeiras.pt

Inaugurada Idealmed Unidade Hospitalar de Coimbra
Foi inaugurada na passada quarta-feira a Unidade Hospitalar de Coimbra (UHC), projeto da IdealMed orçado em 35 milhões de euros e que vai gerar 500 postos de trabalho. 
Com 30 valências a funcionar, o primeiro hospital privado de Coimbra pretende ser para todos, como sublinhado pelos responsáveis aquando da inauguração. Uma cerimónia que contou com a presença de centenas de convidados, que tiveram a oportunidade de conhecer em pormenor as instalações da nova unidade de saúde.

Marcha contra a homofobia
 Centenas de jovens percorreram ontem as ruas de Coimbra a manifestar-se contra a exclusão com base na orientação sexual e identidade de género, dançando aos ritmos tropicais do samba, entremeados pelos sons celtas da gaita de foles. 
Perto de meio milhar associaram-se, assim, às comemorações mundiais do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia, concentrando-se nos jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, atravessando a Baixa, e terminando no centro de convívio universitário da Praça da República e Jardim da Sereia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário